A Companhia







Niteroiense como sua gente! Brasileira como você!

Companhia acompanha a virada do milênio e volta-se totalmente para o mercado cultural.

A COMRUA (Companhia de Dança de Rua de Niterói) foi criada em 26 de outubro de 1998, como grupo sem fins lucrativos com o objetivo de levar cultura de Niterói para o mundo. Em 19 de Outubro de 2000, com a conquista do primeiro lugar no Festival Nacional Arte de Dançar Spinelli, sendo seguida de uma série de títulos nacionais, vimos a necessidade de uma reformulação em sua estrutura. Esta revolução profunda aguçou sua visão comercial e COMRUA passou a encarar o desafio de concentrar ainda mais suas coreografias para o público, jurados de festivais e mídia. E este desafio vem sendo bravamente cumprido. Em pleno ano 2013 a COMRUA entende agora que "navegar é preciso e competir também”. Mais que isso, é preciso vencer, vencer constantemente os desafios que as novas mudanças impõem, pois as estatísticas mostram que somente as companhias que se adaptam sobrevivem.

Evoluindo sem parar.

Hoje, nossa cidade está entre as principais do Brasil em Dança Urbanas, e conta com os métodos mais avançados de ensino de que se tem notícia. E, para entrar no ano novo com força total, a COMRUA começou o ano 2013 com novos projetos. Isso representa melhores métodos de ensino para novos bailarinos, mais recursos para os antigos e possibilidade de abertura de grupos paralelos. A COMRUA, por seu espírito desbravador e competitivo está sempre em busca de novos desafios. Por isso sente-se responsável por atender às necessidades culturais de Niterói da melhor forma possível, com o melhor método de trabalho e um método de ensino sem igual, adequados agora ao seu novo perfil. E lembre-se, a COMRUA hoje não é apenas um grupo. E quem sai ganhando com isso são os cidadãos de Niterói, primeiro e único motivo da COMRUA existir.

Novos horizontes.

A COMRUA tem ampliado significativamente o horizonte da área de apresentações, constituindo-se hoje em uma das companhias de dança mais premiadas no Estado do Rio de Janeiro. Levando em sua história mais de 2000 apresentações realizadas, as coreografias da companhia já foram premiadas 55 vezes, avaliadas por mais de 335 críticos especializados no meio artístico.

Prioridades.

No ano 2009, a COMRUA investiu na expansão de suas pesquisas e no esforço de incorporar a seus sistemas os mais modernos métodos existentes no mundo, nas áreas de Jazz - Dança Contemporânea - Hip-Hop Dance - Street Dances - Breakdance - Locking - Popping - Miami - Waving - Video dance - Krump - Ragga Jam - Waacking - House - C-Walk. As previsões apontam também para investimentos em tecnologia e mídia. A característica da COMRUA é sempre ter os métodos de Dança de Rua mais avançados do mundo. Neste ano as prioridades da COMRUA são a continuação da divulgação de nosso trabalho e da cidade de Niterói por todo Território Nacional, que devem ser concretizados até o final do ano, participando dos mais importantes eventos culturais do País.
A companhia também selecionará novos bailarinos para seu elenco, investindo também na elaboração de novos espetáculos.

Desafios.

O grande desafio da COMRUA é conquistar o público, buscando métodos coreográficos de qualidade, mantendo as características, o carisma, o sotaque, o jeito de ser da gente de sua terra.

Necessidades e Desejos.

A modernização, acompanhada pelo incremento das coreografias, mais do que uma reivindicação do público seria o passaporte de aceitação da COMRUA pela comunidade. Niterói tem um profundo orgulho de suas raízes culturais, suas belezas naturais, suas festas, sua música e por tudo mais que compõe sua história. A COMRUA percebeu que deveria associar sua marca às principais atividades culturais, não sendo somente uma apoiadora, mas posicionando-se como uma incentivadora e facilitadora na divulgação dos valores niteroienses. Iniciou seu processo de relacionamento não só criando laços, mas atando-os. Apresentando-se melhor ao mercado e fazendo com que os cidadãos niteroienses reconheçam seu esforço e que apreciem seu trabalho, a COMRUA está priorizando a cidade Niterói. Mostrando ser este o foco, a sua razão de existir.

Investindo firme em Cultura.

A Companhia participa de projetos educacionais infantis e faz sucesso com a criançada. A Arte e Cultura são, sem dúvida, indispensáveis para o desenvolvimento social da juventude de qualquer país. Consciente desse fato, a COMRUA vem dando forte apoio e incentivo a projetos que desenvolvem atividades culturais.

COMRUA é Niterói.

Uma companhia que chegou não só para dar recursos, mas também para se envolver, que veste a camiseta, e que além de dar a mão, também dá o coração. E este é, com certeza, Niteroiense.

Prêmios.

Os prêmios conquistados pela COMRUA, são uma importante resposta que temos a toda a nossa dedicação. É a recompensa ao empenho de numerosos profissionais que não medem esforços para tornar a qualidade das coreografias e o trabalho da COMRUA cada vez mais reconhecidos. E quem mais sai ganhando com os prêmios da COMRUA é o público, seja pelo aprimoramento do padrão da qualidade das apresentações, pelo compromisso ainda maior com o desenvolvimento de nossas coreografias e, ainda, pela nossa determinação em alcançar níveis cada vez mais altos de excelência. Experiência, qualidade e confiança, essas palavras expressam o sentimento dos bailarinos da COMRUA. São 14 anos de trabalho sério que fizeram dela uma das companhias de maior credibilidade no meio cultural, oferecendo sempre o melhor em coreografias.

Ética.

É o ideal de conduta humana desenvolvida em conjunto com o processo de civilização, que orienta cada ser humano sobre o que é bom e correto e o que deveria assumir, orientando sua vida em relação a seus semelhantes, visando ao bem comum. A ética de nossa sociedade e a ética empresarial é inseparável, algumas vezes indistinguíveis. Nossas preocupações diárias com a eficiência, competitividade, não podem prescindir de um comportamento ético. A ética no trabalho orienta não apenas o teor das decisões (o que devo fazer) como também o processo para a tomada de decisão (como devo fazer). A adoção de princípios éticos e de comportamentos reflete o tipo de organização da qual fazemos parte e o tipo de pessoa que somos. Nosso respeito pelas diferenças individuais e a preocupação com o bem comum, são essenciais para as relações da COMRUA com seus integrantes e para com a sociedade.

Objetivos do Código de Ética.

Ser uma referência, formal e institucional, para a conduta pessoal e profissional de todos os integrantes da COMRUA, independentemente do cargo ou função que ocupem, de forma a tornar-se um padrão de relacionamento interno e com os diversos segmentos da sociedade. Viabilizar um comportamento ético pautado em valores incorporados por todos, por serem justos e pertinentes. Minimizar a subjetividade das interpretações pessoais sobre princípios morais e éticos. Fortalecer a imagem da Companhia e de seus integrantes junto à sociedade.

Princípios Éticos da COMRUA.

A honestidade, a dignidade, o respeito, a lealdade, o decoro, o zelo, a eficácia e a consciência dos princípios éticos são os valores maiores que orientam a relação da COMRUA com seus integrantes, clientes, concorrentes, parceiros, fornecedores, Governo e demais segmentos da sociedade. A atuação da Companhia busca atingir níveis crescentes de competitividade, sem descuidar da busca do bem comum, que é traduzido pela valorização de seus integrantes enquanto seres humanos, pelo respeito ao público, pela observância às normas de segurança e por sua contribuição ao desenvolvimento cultural. As informações veiculadas interna ou externamente pela Companhia devem ser verdadeiras, visando a uma relação de respeito e transparência com seus integrantes e a sociedade. A COMRUA considera que a vida particular dos integrantes é um assunto pessoal deles, desde que as suas atividades não prejudiquem a imagem ou os interesses da Companhia. Na COMRUA, as decisões são pautadas no resultado do julgamento, considerando a justiça, legalidade, competência e honestidade.

Bailarinos.

Como tudo na COMRUA, os bailarinos devem ser ótimos. Na verdade, os bailarinos, na COMRUA, devem ser excelentes porque, segundo os valores e a cultura da companhia, são eles que fazem a diferença decisiva quando se tem como objetivo permanente obter e manter a qualidade. Os bailarinos na COMRUA são bem selecionados, bem treinados e excepcionalmente motivados. Eficiência e profissionalismo estão cada vez mais de mãos dadas com os métodos complexos de produção coreográfica, que só podem ser operados de forma eficaz por gente mais e mais qualificada.

Metas.

Tudo isso nos torna uma das companhias mais convidativas para atrair novos talentos, fato que também importa na cultura.
· Sempre investir em gente, oferecendo oportunidades de desenvolvimento profissional, pessoal e social - e premiando o mérito. Profissionais motivados e permanentemente desafiados a superar as suas metas de crescimento são um diferencial na atuação da companhia;
· Desenvolver e incorporar os novos métodos coreográficos, para que as nossas coreografias, ensaios e apresentações mantenham a qualidade;
· Respeitar as leis e os costumes das comunidades que nos acolhem;
· Nortear as nossas ações e as nossas atividades por princípios de ética e integridade.
Esses fatores combinam-se aos desafios de atuação num mercado cada vez mais competitivo. Culturas nascem e se desenvolvem. Algumas param no tempo e desaparecem. Outras evoluem na velocidade das oportunidades e das ameaças. O antropólogo Luiz Almeida Marins Filho nos mostra no livro "Profissão: Vencedor" (Casa da Qualidade Editora) que a cultura empresarial é formada por um conjunto de fatores, entre eles a tradição da empresa, suas necessidades e também as suas aspirações. A tradição indica o que fomos no passado - figurativamente, é a companhia vista pelo espelho retrovisor. Essa tradição, unida às nossas atuais necessidades e aspirações, certamente indica o que seremos no futuro. É esse conjunto que, na realidade, forja a cultura de uma empresa e está moldando a COMRUA.